quer saber mais sobre o blog? quer saber mais sobre mim? curte o blog no facebook? me segue no twitter? quer falar comigo? quer ver minha vida em fotos? Image Map

Escolha de faculdade

     Oi gente!
     Hoje vim falar de um assunto que na minha época de ensino médio me tirava o sono, acredito que isso aterroriza quase todo mundo, porque quando você chega no primeiro ano simplesmente começa á ouvir que está terminando a escola e ai vem a faculdade, aonde você vai estudar algo que vai te acompanhar pro resto da sua vida, que vai ser a sua profissão, seu meio de ganhar dinheiro, e ouve também que a exigência na faculdade vai ser maior, que os professores não são tão bonzinhos igual o da escola e blá blá blá... na verdade isso só assusta mais ainda quando paramos para pensar na faculdade.
     Eu demorei muito até escolher qual faculdade ia fazer, até meus 13 anos queria veterinário porque amo bichos, mas ai percebi que exatamente por amá-los não consigo ver eles sofrendo, na mesma época comecei a me apaixonar demais por teatro e música, então estava decidida iria fazer faculdade de artes cênicas, mas ai pensei no mercado de trabalho que é meio fechado e decidi então fazer o curso profissionalizante em teatro e escolhe outra faculdade, e ai passou pela minha cabeça comunicação social, mas eu queria algo com o mercado mais aberto, ai pensei moda, mas ai lembrei que não levo o minimo jeito para desenhar, também pensei em medicina, mas como a faculdade é integral não me daria tempo para o teatro também, então um dia acordei com fisioterapia na cabeça pra me especializar em estética e foi isso que fiz, já to no meu 6ª período de 10, mas como tive que mudar de faculdade no meio vou ter que fazer mais um ou dois períodos. A pesar de gostar muito mais de teatro e música, curto a faculdade,
     Então, vou falar um pouquinho pra vocês de como tem que ser essa escolha, falar de como é a faculdade e dá algumas dicas pra quem tá nessa fase

     Pense no que você gosta e seja fácil pra você: Eu costumo dizer que cada pessoa nasce pra uma coisa, e na escolha da faculdade tem que se levar muito em consideração aquilo que você gosta de fazer e é fácil pra você. Por exemplo, uma pessoa que gosta de escrever e se da bem em português e literatura, mas tem dificuldade em matemática, não deve pensar em algo como engenharia, e sim em jornalismo ou letras, algo que não envolva a matemática, porque a faculdade ela tem que ser feita com prazer e a partir do momento que você estuda uma coisa que você não curte se torna apenas uma obrigação e fica até pior que a escola.

     Pense no ambiente de trabalho: Se você não se da bem com sangue ou odeia hospitais, não pense em nada na área de saúde, já se você gosta de criança ou tem paciência adolescentes pense em ser professor. Você tem que lembrar sempre que o seu ambiente de trabalho ira te acompanhar por anos, então tem que ser um lugar que você se sinta bem, que não vá te estressar durante todo o tempo.

     Não escute os outros: Se seus pais, sua avó, seus tios, seja lá quem for não te apoiarem na profissão que você escolheu porque o mercado de trabalho é ruim, ou o salario é baixo, ou não tem uma faculdade com o curso perto da sua casa, ou acham que você tem que seguir a profissão de algum deles brigue, bata de frente mesmo sem medo, porque ninguém tem o direito de decidir a sua vida, e se você escolher o que os outros querem vai ficar infeliz naquela profissão que escolheu pra vida. Então nesse momento esqueça o que todo mundo pensa e se concentre apenas no que você quer.



     Procure muitas informações: Separe um pouco do seu tempo para se dedicar á ler sobre cada profissão, acompanhe as pessoas que você conhece que possam ter uma profissão que você quer em um dia de trabalho, converse com pessoas, pesquise muito antes de escolher definitivamente o que realmente quer, porque ás vezes você pensa que é uma coisa e chega na faculdade descobre que é bem diferente.

     A faculdade não é tão ruim: Na escola você vai ouvir dizer que na faculdade é tudo bem pior, mas não é bem assim, a exigência é maior pelo fato de não ser algo que você pode estudar, fazer a prova e esquecer, você vai ter que lembrar aquilo durante o resto da sua vida, mas se você escolhe algo que gosta, você mesmo vai ter essa cede de conhecer cada vez mais sobre aquilo.

     Não desista: Se você não tem dinheiro pra pagar a faculdade particular que quer, ou seus pais simplesmente exigem que você vá para a pública, mas no primeiro, segundo, terceiro...decimo vestibular você não passou, não desista! É melhor perder anos tentando aquilo que realmente quer do que ir fazer outra faculdade e trabalhar com aquilo que não gosta.

     Não deixe pra depois: Se você ficar nessa de ano que vem entro na faculdade, ano que vem tento vestibular, quero da um tempo depois da escola pra descansar... vai acabar não começando uma faculdade, porque vai querer trabalhar, novas coisas vão aparecer e você vai deixar sempre pro ano que vem. Então aproveite, sai da escola direto da faculdade, pense que quanto mais cedo começar mais cedo vai terminar e mais cedo você vai ter sua independência.

     A faculdade é boa: Você conhece pessoas novas, você não precisa usar uniforme, vai ter períodos que você não estuda todo o dia, nas faculdades publicas tem várias festas, você vai consegui criar uma relação boa, até de futura amizade com alguns professores, você se sente mais independente, amadurece demais e sente falta da escola, mas descobre um novo mundo muito melhor!

     É isso ai galerinha, espero que tenham gostado do post, até a próxima!

Comente com o Facebook:

21 comentários:

  1. Bem legal o post! Eu ainda não tenho noção do que vou fazer! Mas ainda tenho dois anos para escolher! Amo desenhar, estou fazendo um cursinho de moda (só que não desenho bem) mas pretendo melhorar!
    http://dez-pra-meia-noite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Grazi, vai fazendo que quando chegar na faculdade você vai tá bem melhor no desenho. Eu pretendo fazer moda quando terminar á faculdade atual, mas apenas como uma diversão :)

      Excluir
  2. É muito difícil escolher o que fazer, mas temos que fazer aquilo que nos faz feliz...
    Eu demorei a começar a minha faculdade, mas quando comecei, foi algo que eu gosto e que sempre quis fazer.
    Então assim, temos que fazer aquilo que nos faz bem pq senão será um profissional frustrado, uma pessoa sem motivação...
    Beijinhos
    FB

    ResponderExcluir
  3. No final o que conta é a vocação,você só alcançar o sucesso na profissão quanto se faz o que gosta,trabalhar tem que ser um prazer.
    Vitoria
    http://vitoriacardia.blogspot.com.br/ FB

    ResponderExcluir
  4. Eu consegui decidir só na metade desse ano, fiz toda uma analise de tudo isso, e escolhi fazer Farmácia que também boa parte da família ja faz e isso , mas eles não interferiram em nada :D
    Bjinhos
    FB kmilaassis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Espero que você seja muito feliz com a sua decisão :)

      Excluir
  5. Oie

    A escolha da facul e complicado
    ja fiz varios vestibular
    mas agora estou fazendo adm no 2 ano
    e esta indo mto bem
    o problema mesmo eh na hora de escolher uma facul

    bjos

    fb
    http://kaarenribeiro0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. É realmente um dos nossos grandes dilemas...escolher o curso de graduação e em que instituição vamos cursar. Eu parti do princípio 'eliminação': o que tinha certeza de que não queria cursas, e as Faculdades/Universidades nasquais não gostaria de estudar. No fim, o veredito foi 'Serviço Social1, na UERJ. Nada fácil, pois já era professora e gostaria de cursar Letras. Mas tb amava Comunicação Social, mas o Serviço Social, falava mais alto...
    Muito legal seu post...
    Bjinhoo
    Alê
    FB
    http://www.divatododia.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ser o que fala mais alto mesmo, tem que ser o que te faz feliz!
      Fico muito feliz que gostou do post, volte sempre.

      Excluir
  7. Indiquei você para responder à Tag: Liebster Award. =D
    http://biablythe.blogspot.com.br/2014/01/tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir
  8. Apenas faça oque você goste !! uma dica !!

    http://vicio-em-livros.blogspot.com.br/ FB

    ResponderExcluir
  9. OOOi!
    Adorei o seu blog e te indiquei uma Tag!
    http://osdeliriosdanathalia.blogspot.com.br/2014/01/tagconhecendo-blogueira.html
    beijos :*

    ResponderExcluir
  10. Realmente é complicado a decisão,
    afinal uma decisão pra vida toda...
    Bjos
    FB
    www.projetodanifeliz.com.br

    ResponderExcluir
  11. Tudo verdade!
    A escolha da faculdade é algo que tem que ser bem pensado.
    Eu fiz cinco semestres de Letras, e depois de trabalhar na área resolvi mudar para Jornalismo... é bem complicado decidir, mas o importante mesmo é fazer o que gosta. ;*

    Beijos

    FB

    doladodajanela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Todas as visitas retribuídas, obrigado á todos pela visita!

    ResponderExcluir